terça-feira, 28 de junho de 2011

O que são os recursos humanos?

Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Atribuem-se ao gestor de recursos humanos, frequentemente, as tarefas de adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (DRH), junto aos diretores da organização.
Geralmente quando se fala em RH o que vem a mente da maioria dos funcionários é de que há algo errado acontecendo, essa visão se deve à forma como eram feitos os processos nas empresas. Os profissionais de RH eram responsáveis por toda a papelada, admissão, demissão, ponto de entrada e saída, folha de pagamento, assim como ainda hoje são, isso fazia com que a imagem desses profissionais ficasse atrelada a burocracia, eram os “sem coração”, os “chatos” que convocavam os funcionários para reuniões e treinamentos, as “criaturas” do mural de avisos, dos memorandos, etc. Com as exigências do mercado de trabalho por produção e qualidade o conceito de recursos humanos tem mudado. Então o que faz o profissional de recursos humanos de diferente atualmente?
A Gestão em Recursos Humanos tem um grande desafio pela frente: promover mudanças! Isso mesmo, mudanças, muitas organizações e profissionais estão enraizados nos modelos e vícios de um mercado de trabalho ultrapassado, mecanicista (objetiva somente o lucro, não sendo dada a devida importância às pessoas envolvidas nos processos) e com uma hierarquia rígida. O papel do RH dentro de uma organização é estratégico, foi-se o tempo em que ficar trancafiado numa sala controlando registros, pagamentos, eram atributos que limitavam o RH. Essas tarefas podem ser realizadas pelo gestor, mas não chegam nem perto da real função do RH na empresa: gerir o que faz a organização andar, os recursos humanos, as pessoas.
São inúmeras as atribuições de um gestor em recursos humanos, sendo inviável relatar todas em um único texto aqui no blog. Por isso, resolvi escrever tais atribuições em pequenos trechos aqui e estou aberto para receber sugestões e pedidos dos interessados.

3 comentários:

  1. Legal o Post Eri,importantes profissões são as do setor de RH.Motivar almas.Sei do lado da administração financeira e tal,mas humanizar o relacionamento com o empregado é o essencial Isso não é pra qualquer um.Admiro aqueles que sabem lidar e respeitar o ser humano acima de tudo.
    Beijão,Eri!Tem um selo lá no blog pra ti.Fiz para homenagear amigos como você.
    Excelente semana!Dani.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explanação mas tenho uma dúvida e gostaria que me respondesse. Que relação existe entre os recursos humanos e o sistema de informação e qual o papel de RH no sistema de informação?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Primeiramente quero me desculpar pela demora para responder, realmente não estou priorizando este espaço. Mas, respondendo ou tentando responder seus questionamentos, podemos dizer que existe uma relação estreita entre o RH e o TI. Existem diferentes tipos de sistemas que atendem diferentes níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, do nível de conhecimento, do nível gerencial e do nível estratégico. Todos com informações e dados inerentes à cada nível. Os sistemas são alimentados com a maior quantidade de informação possível para um bom funcionamento dos mesmos.
    Diante do exposto fica claro que o RH se utiliza de todas as ferramentas que o sistema de informação possa proporcionar e sendo utilizadas de forma correta podemos afirmar que as contribuições vão desde a melhora na comunicação interna e externa à melhorias significativas no uso eficaz dos indicadores de RH.

    Espero que tenha respondido a sua dúvida.

    Erivelton Aragão

    ResponderExcluir